LiveZilla Live Help
(13) 3233-8700 Central de atendimento
  • LiveZilla Live Help
Busca Inteligente
29 Apr 2017
Festival Arte & Trabalho promove uma semana de shows, teatro, oficinas
  • Twitter
  • Share on Facebook
Por: admin
Fonte: http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/cultura/festival-arte-trabalho-promove-uma-semana-de-shows-teatro-oficinas/?cHash=4c7ef7419a0d1d0ecf681f2c3e2141ed

Evento, gratuito, vai de 1 a 7 de maio, com mais de 30 atividades no Centro Histórico e Vila Mathias.

Orquestra de Rua toca dia 6, às 18 horas, na Praça Mauá 

Em plenas discussões e manifestações em torno da aprovação da Reforma Trabalhista na Câmara dos Deputados, está programado, em Santos, o Festival Arte & Trabalho, entre os dias 1 e 7 de maio, com foco na valorização dos trabalhadores brasileiros de todas as searas, inclusive os da produção cultural e intelectual.

“Há uma necessidade de trazer atividades culturais aos trabalhadores, que muitas vezes não têm acesso às atrações, e queremos valorizar os trabalhadores da área cultural, pois tem um cenário social que não os enxerga como trabalhadores”, defende a jornalista, fotógrafa e muralista Simone Anjos, uma das coordenadoras do evento, ao lado do psicólogo Plínio Alvarenga.

“O festival reafirma o papel histórico da cidade, de reconhecer na força do trabalho o pilar do desenvolvimento cultural, social e econômico da comunidade”, diz Alvarenga, que trabalha no Conselho Sindical Regional da Baixada Santista, Litoral Sul e Vale do Ribeira. 

Simone destaca que a atuação do Conselho Sindical motivou a criação da Lei Municipal 3.143/15, do ex-vereador Dr. Evaldo Stanislau.

São mais de 30 atrações culturais, entre apresentações de teatro e de bandas de rock e dança e orquestra de rua, concentradas no Centro Histórico de Santos, totalmente gratuitas (veja mais abaixo).

A fotógrafa também participou da primeira edição do evento, como coordenadora e artista. “No ano passado, fiz um mural no Sesc Santos, que está lá até hoje, atrás da bilheteria, na entrada lateral da unidade”. 

Nesta edição, ela inaugura a exposição de artes integradas "Anjos Negros", no dia 2, às 19 horas, na Casa da Frontaria Azulejada, que reúne seis fotografias com quatro metros de altura cada (também chamadas de gigantografia), em que estão retratadas pessoas negras (de crianças a idosos) como anjos – cujas asas foram confeccionadas por artistas plásticos da Cidade. 

“Eu sonhei com essa exposição exatamente como ela está”, conta a artista. “Então eu fui apresentada a uma música mexicana, da década de 1940, chamada "Angelitos Negros", baseada em um poema venezuelano da década de 30, que conta a história de um pintor negro que trabalhava com arte sacra, em igrejas, e que nunca pintou a sua cor”, conta Simone, para quem o objetivo principal da exposição é “agigantar a estética negra”. 

Durante a mostra, ela lança também um livro digital com o making off da exposição e pequenas biografias dos modelos. “Vai ter um totem com um Ipad que as pessoas poderão acessar. O livro também estará disponível em aplicativo para Iphone e PDF”.

A mostra estará aberta à visitação gratuita das 14 às 22 horas, até o dia 7.

Do break à Orquestra de rua

A abertura do Festival Arte & Trabalho será na segunda-feira, dia 1º, às 20 horas, na Associação José Martí, com apresentação do grupo Mayombe Afro Cubano, resgatando os ritmos de Havana e arredores dos anos 1930 e 40.

Entre os participantes desta edição está o jornalista e escritor Alessandro Atanes, que, no dia 5, às 19 horas, ministra a oficina literária "O Mundo do Trabalho na Literatura Portuária".

O festival é uma realização da Associação dos Artistas e Prefeitura de Santos, com apoio da Associação José Martí e Secretaria Municipal de Cultura (além do Conselho Sindical Regional da Baixada Santista, Litoral Sul e Vale do Ribeira) e colaboração do Encontro de Criadores. Informações na página: fb.com/artetrabalhofest. 

Av. Conselheiro Nébias, nº 556 - Fone (13) 3233-8700 - Fone (13) 3233-8700
As informações dos imóveis divulgadas neste site são dos incorporadores ou seus proprietários que se reservam ao direito de altera-las sem prévio aviso. Consulte um dos nossos corretores para informações sobre disponibilidade e preço dos imóveis.
LiveZilla Live Help